Sexta-Feira 13



Você já se perguntou, de onde vem esta idéia de que nas sexta-feira 13 paira uma invisível nuvem preta carregada de raios e mau agouro?

Há varias teorias, mas para mim a que melhor explica é que a origem está em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.

O Rei francês Felipe IV o Belo tornou ilegal a Ordem dos Templários e ordenou que o Grão Mestre, Jacques de Molay fosse queimado na fogueira.

Assim que atearam o fogo, Molay lançou uma praga sobre o rei, dizendo aos brados que Felipe logo morreria e que a Dinastia dos Capetos se extinguiria na 13ª geração. E assim foi pois todos tiveram morte trágica. Esse período ficou conhecido como o dos Reis Malditos da França.

A coleção de 7 livros "Reis Malditos" de Maurice Druon é uma das mais sensacionais que já li. É, literalmente, imperdível para quem gosta de História, de literatura espetacular e riqueza de detalhes do período medieval. Um deleite ler sobre as conspirações palacianas e a corrupção da Igreja.

- Não vou contar timtimportimtim, BUT, em um dos volumes que não lembro qual agora, conta que o consilho estava muiiiiito indeciso para escolher o papa, o rei mandou trancar a igreja onde se reuniam e só poderiam sair de lá com o papa escolhido (por ele). O tal eleito pelo rei era tão sagaz que se fez de muiiiiiito doente, os eleitores optaram por ele que morreria em breve e teriam mais tempo para eleger com calma e sem pressão.
KKKKKK pois assim que foi eleito papa ele CUROU e governou a Igreja por mais de 20 anos. -

Há também, uma série em DVD disponível para comprar ou alugar, da TV francesa, a melhor dessas séries do tipo HBO, RAI, etc. Com Jeanne Moreau e Gerard Depardieu. Imperdível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obg pela dica dos livros vou procurar nas livrarias.
Gerard Depardieu faz filmes incriveis se nao me engano ele fez tb 1492 Cristovao Colombo, e tb Honore de Balzac, sensacional. Bjs e bom fds.

Related Posts with Thumbnails